WhatsApp Business aplica mudanças nas tarifas da API

Trade Ads • 14 de fevereiro de 2022

Desde que foi lançada em 2018, a API do WhatsApp Business ajuda empresas a escalarem seu atendimento ao cliente. Imagine que você possui uma rede de academias e recebe milhares de mensagens diariamente. Com a API do mensageiro é possível distribuir a demanda entre vários analistas, programar templates para ativar um cliente (as chamadas High Structured Message) e implementar bots visando otimizar a sua operação.


A partir de 1 de fevereiro de 2022 o Whatsapp Business aplicou algumas mudanças, que irão flexibilizar algumas políticas de cobrança para incentivar ainda mais negócios e viabilizar a API para empresas de menor porte.


Antes desta alteração, algumas cobranças eram feitas por volume de mensagens. Supondo que você enviasse até 250 mil mensagens por mês para iniciar novas conversas, elas teriam um custo unitário de $0.0473 que vão direto às contas do aplicativo.


Veja abaixo, como funciona a partir de agora:



  • A cada mês, cada cliente terá as primeiras 1.000 conversas gratuitas;
  • Em cada conversa a quantidade de mensagens trocadas não influenciará no custo da conversa, que será único;
  • Se a conversa for iniciada pelo usuário através de ads ou botões específicos das redes Meta, e se for a primeira conversa histórica do usuário com a marca, ela será gratuita. As próximas serão cobradas;
  • Não haverá mais cobrança por mensagens enviadas/recebidas. Apenas por conversa (ou sessão), enviadas após 24h da primeira mensagem enviada pelo cliente;
  • Haverá um custo diferente se a conversa for iniciada pela marca (USD 0,05) ou pelo usuário (USD 0,03) – preços pro Brasil;
  • O envio de um HSM ( High Structured Message) caracteriza o início de uma conversa iniciada pela marca.
  • As janelas de conversa (sessão) são fixas e uma nova conversa é cobrada a cada 24 horas, independente do tempo de interação entre o consumidor e a empresa.
  • Essas atualizações são muito importantes não apenas no viés financeiro. Elas também trazem para o foco o aspecto conversacional do WhatsApp. Mesmo falando com uma marca, clientes esperam naturalidade nas conversas e agora que não haverá mais cobranças pela quantidade de mensagens trocadas será possível atender demandas com mais fluidez.



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