As 8 maiores atualizações de algoritmos do Google de 2021

Trade Ads • jan. 04, 2022

O Google está sempre evoluindo seu algoritmo para garantir que ele exiba as páginas mais precisas, relevantes e seguras para seus usuários.

E a cada ano, parece introduzir mais e mais atualizações por ano.

Saber que tipo de atualizações ocorreram ajudará você a se manter em linha com as práticas recomendadas de SEO, melhorar suas classificações e também compreender as razões por trás das mudanças de desempenho.

Então, hoje, vamos falar das oito atualizações de algoritmo do Google de maior impacto em 2021.


O Google está sempre lançando atualizações de algoritmos , às vezes anunciando-as imediatamente e outras vezes de passagem, dependendo da importância e do impacto da atualização. A maior atualização de 2021 é a atualização da experiência da página, mas vamos dar uma olhada no que mais mudou antes disso.


1. Atualização de classificação de passagem

Com a atualização da classificação de passagens , o Google agora pode usar inteligência artificial para indexar não apenas páginas da web, mas passagens individuais (parágrafos, sentenças) dessas páginas. Isso significa que passagens específicas podem aparecer como trechos em destaque. O objetivo é responder rapidamente a perguntas muito específicas, em vez de fazer o usuário vasculhar a página da web relevante para encontrá-la.


A lição aqui não é otimizar suas postagens para classificação de passagem, mas sim:


  • Segmente palavras-chave de cauda longa .
  • Forneça conteúdo aprofundado e de alta qualidade sobre o tópico.
  • Estruture o conteúdo da sua página da web corretamente para facilitar a indexação para o Googlebot.


2. Atualização “Sobre este resultado”

Com o ”Sobre este resultado” de fevereiro de 2021, o Google fornece contexto adicional para resultados de pesquisa individuais para que os usuários possam determinar quais resultados seriam mais úteis para eles.


O que a caixa “Sobre este resultado” compartilha:

  • Quando o site da página foi indexado pela primeira vez pelo Google.
  • Se sua conexão com o site é segura.
  • Quais termos você pesquisou aparecem na página.
  • Se outros sites com esses termos de pesquisa estão vinculados à página.
  • O idioma da página.
  • Se parece relevante para esta pesquisa em muitas regiões.
  • E se você tiver uma referência da Wikipedia, ela obterá uma breve descrição de lá (não meta tags desta vez).


Ao aprender sobre uma fonte antes de abrir os resultados, um usuário pode determinar se o site é confiável ou não. Isso ajudaria particularmente na descoberta do usuário de sites autorizados e confiáveis, mas impopulares. No entanto, o recurso permanece em modo beta.


O que você pode fazer?


A caixa “Sobre este resultado” não afeta sua classificação; é apenas uma lista de fatos sobre a página - alguns dos quais são fatores de classificação . Isso inclui:


  • Certificando-se de que seu site usa https.
  • Obtendo backlinks de qualidade .
  • Corresponder adequadamente à intenção da palavra-chave.


3. Atualização de indexação 100% móvel

Com o aumento do tráfego móvel na década de 2010, o Google começou a dar mais importância à compatibilidade com dispositivos móveis como um fator de classificação em 2015 . Um ano depois, a indexação móvel primeiro foi introduzida - que se refere a quando o Google rastreia - e, portanto, classifica - as páginas do seu site de acordo com a versão móvel desse conteúdo.


A partir de julho de 2019, a indexação voltada para dispositivos móveis tornou-se o padrão para todos os novos sites. E a partir de junho de 2021, ele se tornou o padrão para todos os sites, antigos e novos.


Para otimizar a compatibilidade com dispositivos móveis:


  • Certifique-se de ter um site responsivo .
  • Use carregamento lento e compactação de imagem.
  • Sempre teste manualmente os pop - ups e as funcionalidades do formulário no seu celular
  • A compatibilidade com dispositivos móveis funciona página a página, mas você pode encontrar medições de desempenho de dispositivos móveis em todo o site com o relatório de usabilidade em dispositivos móveis no Search Console e na ferramenta de teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google .


4. Atualização das avaliações do produto

O objetivo da atualização das análises de produtos do Google em abril de 2021 era encorajar análises de produtos que não apenas resumisse uma lista de produtos, mas também fornecessem pesquisas aprofundadas, análises criteriosas e conteúdo original. Portanto, para criar um conteúdo de avaliação de produto de alta qualidade, o Google recomenda que você:

  • Expresse conhecimento especializado dos produtos.
  • Compartilhe conteúdo exclusivo além do que o fabricante oferece.
  • Fornece medições quantitativas de desempenho.
  • Compare-o com modelos anteriores e outros produtos.
  • Ajude os consumidores a tomarem uma decisão de compra inteligente.


5. Atualização do MUM 

O Google tem feito progressos com a IA em seus algoritmos, sendo o mais recente a atualização do MUM de maio de 2021 .


Multitask Unified Model (MUM) é um modelo de linguagem natural significativamente mais poderoso do que o BERT de outubro de 2019 (representações de codificador bidirecional de transformadores).


O MUM foi desenvolvido para “ajudar você quando não houver uma resposta simples”. O objetivo do MUM é usar informações contextuais de diferentes fontes para apresentar respostas abrangentes a questões complexas.


Então, ao invés de ter que pesquisar:

“Como se preparar para caminhar no Caminho da Fé” e, em seguida,

“Como se preparar para caminhar no Caminho de Santiago de Compostela" e, em seguida,

“Caminhada no Caminho da Fé vs Caminho de Santiago de Compostela", uma pessoa pode perguntar

“Já fiz uma caminhada pelo Caminho da Fé e agora quero fazer uma caminhada pelo Caminho de Santiago de Compostela, o que devo fazer para me preparar?” e aprenda tudo em uma pesquisa.


O MUM está sendo treinado em 75 idiomas, para que possa identificar respostas relevantes em outros idiomas além daquele em que a consulta foi escrita.


Isso não significa que você deve começar a escrever posts que respondam a perguntas complexas. Apenas certifique-se de fazer sua pesquisa de palavras-chave e continuar publicando conteúdo de formato longo que tem como alvo palavras-chave de cauda longa e perguntas.


6. Atualização de spam de link 

A atualização de spam do Google em junho de 2021 foi implementada na página da web e nos resultados de imagem (portanto, não nos resultados locais ).


Teve duas fases, que o Google disse que começariam e terminariam no mesmo dia - mas na verdade demorou duas semanas a mais do que o esperado . Não houve muitos detalhes sobre esta atualização, mas é sempre bom verificar e certificar-se de que seu site está protegido contra spam.


Você deve ter cuidado especial com esses agentes mal-intencionados se seu site fornecer interação com o usuário por meio de comentários, fóruns, etc. Aqui estão algumas dicas para proteger seu site de spammers:


  • Atualize o certificado SSL do seu site
  • Use o Google Search Console para verificar problemas de segurança e relatórios de ação manual.
  • Faça limpezas regulares de ações suspeitas de spam, como várias solicitações de um endereço IP.
  • Use noindex para evitar que o Google indexe páginas de baixa confiança, especialmente aquelas que exibem conteúdo gerado pelo usuário. Como alternativa, você pode marcar os links como nofollow.


7. Atualização da experiência da página

Além de indexar a versão móvel dos sites, o Google também introduziu um conjunto específico de métricas por meio da atualização da experiência da página chamada Core Web Vitals. Essas não são métricas novas, mas sim fatores priorizados recentemente para quantificar a experiência de uma pessoa em uma página da web.


Esses incluem:


  • Largest Contentful Paint (LCP): a rapidez com que o conteúdo principal de uma página carrega.
  • Atraso na primeira entrada (FID): a rapidez com que uma página da web responde à primeira ação do usuário na página.
  • Mudança cumulativa de layout (CLS): o quão estável é o layout (ou seja, os elementos não mudam inesperadamente).
  • melhorar o core web vitals LCP FID CLS
  • Você pode acessar os dados reais dessas métricas por meio do Page Speed ​​Insights ou do relatório Core Web Vitals completo no Search Console. Cada um desses relatórios vem com recomendações para melhorar a capacidade de resposta da página.


Novamente, essas métricas já existem há algum tempo. Mas agora eles têm um impacto maior em suas classificações. Em essência, os webmasters precisam dobrar seus esforços de otimização de UX. Algumas coisas que você pode fazer para melhorar seu Core Web Vitals incluem:


  • Elimine intersticiais ou banners intrusivos que bloqueiam conteúdo.
  • Reduza a execução de Javascript
  • Implementar carregamento lento
  • Otimize e comprima imagens
  • Fornece dimensões adequadas para imagens e incorporações
  • Melhorar o tempo de resposta do servidor


8. Atualização do título da página

Por mais de uma década, o Google tem ajustado os títulos das páginas no SERP de acordo com a consulta. Mas a partir de 16 de agosto, as pessoas começaram a perceber que o Google estava mudando drasticamente os títulos de suas páginas, muitas vezes de forma prejudicial. Uma semana depois, o Google confirmou que introduziu um novo sistema que não vai mais ajustar os títulos de acordo com as consultas, mas para representar melhor a página como um todo.

consultas, mas para representar melhor a página como um todo.

Esta atualização não foi bem recebida, pois os títulos estão sendo gerados a partir de H1s, tags de imagem e até mesmo texto âncora de outras páginas.



Por Trade Ads 29 jan., 2024
No universo do marketing digital, uma grande mudança está no horizonte: o fim dos cookies de terceiros. Estas pequenas peças de código, fundamentais para o rastreamento do comportamento dos usuários na web, estão com os dias contados. A decisão de grandes navegadores, como o Chrome, de eliminar o suporte a cookies de terceiros promete remodelar as estratégias de marketing digital tal como as conhecemos.
Por Trade Ads 25 jan., 2024
A comunicação digital acaba de dar um salto significativo com o novo recurso do WhatsApp: o compartilhamento de tela em chamadas de vídeo. Essa inovação transforma as interações no aplicativo, trazendo uma ferramenta poderosa tanto para uso pessoal quanto profissional. Agora, os usuários podem compartilhar facilmente o conteúdo de suas telas durante conversas individuais ou em grupo, abrindo um leque de possibilidades para apresentações, colaborações e assistência remota.
Share by: